Serviços digitais se consolidam entre os empreendedores, informa o Sebrae

Quando se trata de apoio aos micro e pequenos negócios, o Sebrae encerra 2022 com números animadores. Neste ano, a instituição bateu um recorde: foram mais de 20 milhões de atendimentos realizados. No total, foi uma média de 56 mil atendimentos por dia e mais de 2,3 mil atendimentos por hora, em todo Brasil.

Contando com um time de mais de 16 mil profissionais, o Sebrae tem 7 mil colaboradores diretos, 5 mil agentes e 5 mil fornecedores credenciados para atender os 20 milhões de pequenos negócios formais em atividade. O Sebrae está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal com quase 3 mil pontos de atendimentos. A marca histórica de atendimentos registra que, em apenas um ano, de cada quatro CNPJ no país, um foi atendida pelo Sebrae, consolidando uma cobertura de 25% dos pequenos negócios brasileiros. “Podemos dizer que em quatro anos atendemos todo o universo de pequenos negócios do país”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

O atendimento por canais digitais consagrou-se como uma das principais frentes de atuação da instituição. Das 20 milhões de empresas atendidas, 52% optaram pelas soluções online. As inscrições nos cursos online, por exemplo, cresceram 196% em 2022, quando comparado com 2018. Neste ano, o ensino à distância registrou 4 milhões de matrículas, contra 236 mil há quatros anos.

O crescimento dos atendimentos não se deu apenas em números de pessoas atendidas, mas também na qualidade do atendimento prestado. O Sebrae atingiu nível de excelência no atendimento, segundo a ferramenta Net Promoter Score (NPS). A métrica é usada em todo mundo para verificação de satisfação do cliente com serviços e experiências e realizada instantaneamente após o atendimento. Numa escala com variação até 100, o Sebrae obteve nota média de 83,8 pontos dos clientes.

Qualidade e inovação on e off line

Na avaliação do diretor Bruno Quick os números são fruto de uma política de atendimento na qual o cliente é o centro de tudo. “Quebramos o estigma de que o atendimento presencial é melhor ou pior que o online. Mostramos que – mesmo à distância – é possível, capacitar, orientar, mentorar e trazer conteúdos inovadores para empreendedores. Direcionamos todos os esforços para desenvolver estratégias e ferramentas que atendam os empreendedores da melhor forma possível, seja fisicamente ou digitalmente”, comenta.

Para 2023, o Sebrae pretende continuar expandindo os atendimentos aos donos de micro e pequenos negócios. Está em implantação o novo Sistema de Atendimento Sebrae, uma ferramenta de CRM que trará inovações para o relacionamento com consumidor aplicada em grandes corporações mundiais como Google, Disney e Nissan.

Fonte: tiinside.com – Serviços digitais se consolida entre os empreendedores, informa o Sebrae
Imagem: User digital display . Mixed media

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